Postado em 04.05.2022 por administrador

Darci Prado é Sócio Advisor da FALCONI Consultores de Resultado. Graduou-se em Engenharia pela UFMG (1970) e Ph.D em Engenharia pela UNICAMP (2011). Foi Professor da Escola de Engenharia na UFMG e trabalhou na IBM entre 1971 e 1995. Foi um dos fundadores dos capítulos do PMI em Minas Gerais e Paraná.

É palestrante internacional, tendo atuado em Portugal, Itália, França e EUA. Em 2010 foi escolhido como uma das 5 personalidades brasileiras da década em Gerenciamento de Projetos pelo PMI-RJ.

Nessa entrevista realizada para a Mundo de Projetos, ele fala sobre maturidade em Gerenciamento de Projetos para uma empresa.

 

1 – Qual a importância de se saber a maturidade em Gerenciamento de Projetos para uma empresa?

Inicialmente, visto que maturidade está ligada à habilidade em executar projetos com sucesso, conhecendo sua maturidade uma empresa está conhecendo de forma numérica sua habilidade. Assim ao usar uma escala numérica para a medição da maturidade, o diálogo fica muito mais fácil.

Outro aspecto importante é saber como a empresa se posiciona em relação às suas congêneres (ou seja, do mesmo segmento de atuação). Em um mundo competitivo, este aspecto tem sua importância.

Em terceiro lugar, uma empresa pode traçar um plano de crescimento para se tornar mais hábil e para se posicionar melhor junto às suas congêneres.

2 – Qual a importância de se saber a maturidade das empresas para o Mercado?

O mercado necessita conhecer adequadamente a capacidade das empresas tocar seus investimentos (ou projetos) com sucesso. Então, instituições de financiamento são atentas a este aspecto ao fornecer empréstimos a empresas solicitantes.

 

3 – Em que a avaliação de maturidade pode auxiliar os Gestores das empresas em geral?

O questionário da maturidade possui 40 perguntas. Ao se responder cada pergunta do questionário seguindo as instruções do site, deve-se levantar os pontos fortes e pontos fracos sobre o tema da pergunta. Então, a lista consolidada de pontos fracos vai permitir aos gestores um melhor conhecimento do cenário de sua empresa.

 

4 – Pelo fato de o modelo ser setorial, é possível considerar que ele representa a maturidade de uma organização como um todo? Ou devem ser avaliados cada um dos setores?

O modelo setorial avalia somente um setor ou departamento de uma empresa e, portanto, não reflete a maturidade da organização como um todo. Para tanto, é necessário avaliar a maturidade de todos os setores que tocam projetos na organização.

5 – Empresas, mesmo que não possuam processos de Gerenciamento de Projetos, é melhor esperar uma implantação inicial de processos ou de um PMO para avaliar sua maturidade?

Não. A avaliação pode ser feita por um profissional experiente que conheça adequadamente o andamento dos projetos de sua área.

 

6 – Qual um número aproximado das pessoas que devem responder ao questionário? E é recomendável a mediação de algum profissional durante a pesquisa para fazer um bom levantamento?

Segundo as instruções constantes no site (veja “Orientações > Como Responder”) o questionário do site deve conter uma única resposta para um setor de uma organização. Certamente, diversos profissionais podem participar do processo de responder ao questionário, mas para cada pergunta devemos ter uma única resposta.

Sobre o uso de mediador, consideramos altamente recomendável.

 

7 – Qual o período sugerido para se refazer uma nova avaliação após a primeira?

Temos observado que as empresas efetuam avaliações em um período entre 6 meses e 1 ano. De nossa parte, preferimos 1 ano para o intervalo entre avaliações.

 

8 – À partir da avaliação de maturidade, qual seria sua indicação para construir um plano de crescimento e os próximos passos?

Conforme instruções existentes no livro “Maturidade em Gerenciamento de Projetos”, capítulo 8, o processo de avaliação da maturidade deve produzir uma lista de Pontos Fracos. Esta lista será a base para a construção do Plano de Crescimento.

Este plano deve ser tratado como um projeto, ou seja, deve ter um gerente do projeto, recursos alocados, governança, etc.

 

9 – Pra finalizar, na sua visão e de acordo com a última pesquisa, como estão as empresas brasileiras em relação a maturidade em gerenciamento de projetos e quais são os nossos principais destaques?

Na pesquisa de 2021 a média brasileira foi de 2,94, valor superior à última pesquisa (2017) que foi 2,59. Então houve uma significativa melhoria. Importante destacar que consideramos o cenário em que a pesquisa foi realizada (2021) como sendo um pouco atípico, devido à crise econômica oriunda da pandemia e de outros fatores. Então tivemos um número de participantes bastante inferior ao de outras pesquisas. Os principais destaques desta pesquisa foi o setor de Construção Imobiliária, que teve 3 anos muitos bons para seus negócios (2019 a 2021), o que refletiu em sua avaliação.

Fale conosco pelo Whatsapp