Postado em 11.04.2022 por administrador

A metodologia hibrida em gerenciamento de projetos vem para ajudar as empresas na formação de um método único de modo a atender a cultura organizacional de cada empresa, valores, normas e expectativas. 

Nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o processo de criação dessa metodologia e a importância dela nas organizações. 

Esse assunto chamou sua atenção e tem curiosidade como iniciar o processo para criação de Metodologia Hibrida usando PMBOK e SCRUM? Continue a leitura desse artigo que vamos entender melhor sobre. 

1. Levantando a situação atual da empresa 

 Antes de iniciar a criação da metodologia hibrida é importante para fazermos o levantamento do que já temos na organização.

Como é trabalhado o gerenciamento de projetos, para que assim seja realizado a adequação de acordo com o cenário de cada empresa, que é única, que tem cultura, valores, normas e expectativas singulares. 

 Nem sempre as empresas tem uma cultura de gerenciamento de projetos, não há metodologia e as vezes há uma metodologia que não é utilizada, e um dos principais desafios é criar a metodologia única por empresa, e torná-la usual e adaptável para cada tipo de projeto da organização. 

 2. Definindo que é projeto 

 Após levantar a situação atual da empresa e todos os artefatos e processos usados na organização, é necessário definir o que é projeto dentro da organização, para essa definição usamos o Protocolo de Manchester conforme figura abaixo: 

Figura 1 – Protocolo de Manchester

O Protocolo de Manchester é utilizado pelos profissionais de saúde para identificar o risco do quadro em questão. Trazemos ele para o mundo de projetos para definirmos o que realmente é Ações, Projetos ou Processos dentro da empresa, para entendermos melhor isso classificamos como R1, R2, R3 e R4 conforme tabela abaixo: 

Figura 2 – Protocolo de Manchester em projetos

Para cada uma das classificações acima temos uma ação a ser tomada, como podemos ver: 

R1 – Sem fila de espera. Rotinas. Resolver em até 4 semanas; 

R2 – Entra na fila. Resolver em até 4 semanas; 

R3 – Demandas com atendimento programado até 4 semanas; 

R4 – São projetos e devem ter metodologia para serem gerenciados => Tratar como Projeto conforme metodologia PMO; 

R5 – Melhoria contínua em busca de excelência => Tratar como Projeto conforme metodologia do PMO, podendo utilizar de forma complementar as metodologias de melhoria de Processos com Lean, Six Sigma, Kanban, etc. 

3. Definindo a Classificação de projetos 

 Após definirmos o que é projeto na organização precisamos definir quais os tipos de projetos que teremos, qual a Classificação dos mesmo por complexidade (Baixa, Média e Alta), para assim definirmos qual metodologia seguir no gerenciamento (Hibrida, Scrum ou Preditiva), e quais artefatos serão necessários para cada tipo de complexidade. 

 4. O que é a metodologia hibrida e quando devemos usar? 

 A metodologia hibrida de Gerenciamento de projetos pode trazer tanto práticas do PMBOK como práticas de frameworks como o SCRUM. E o ideal é adaptarmos essa metodologia para singularidade de cada empresa, conforme já descrito nesse artigo. 

Quando falamos em metodologia hibrida podemos ver a sua representação na figura abaixo: 

Figura 4 – Representação de Metodologia Híbrida de projetos

Devemos utilizar um metodologia hibrida quando precisamos de um mínimo controle das atividades do projeto, onde realizamos um plano de Gerenciamento de projetos mais enxuto mas, que tenha informações como risco, custo, tempo, recursos e etc. E, seja identificada que na execução será necessário utilização de práticas ágeis como: Planejamento de Sprint (Sprint Planning),  Reunião diária (Daily Meeting), Revisão da Sprint (Sprint Review) e Retrospectiva da Sprint, pois não temos como definir todas as atividades e pacotes de entrega de um projeto e foi identificado a necessário de entregas contínuas para gerar valor ao cliente. 

Mesmo quando sabemos todas as entregas do projeto, temos um cronograma definido podemos também usar a metodologia hibrida para controle melhor da execução do projeto, para assim termos uma resposta mais assertiva as mudanças de cada projeto. 

5. Importância da Metodologia em Gerenciamento de Projetos nas organizações 

Enfim, a criação de uma Metodologia seja ela Hibrida, Ágil ou Preditiva deve atender a necessidade de mercado de cada empresa, entender se para aquela organização qual cenário é o mais real e adaptar para melhoria contínua do processo. Essa metodologia uma vez definida deve sempre passar por adaptações ao longo de sua utilização e inovações de acordo como cenário atual de cada organização. A Metodologia não é algo engessado, mas, vem para trazer as empresas um “norte” do como gerenciar o projeto. 

6. Conclusão 

Vimos nesse artigo qual é processo para mapear cenário atual de cada empresa, levantar os tipos de projetos e classificá-los conforme a sua complexidade para assim criar uma Metodologia singular para cada tipo de empresa. 

Também qual é a importância da definição de um método e a necessidade de atualizar sempre. 

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido foi útil para você neste momento, então não deixe de compartilhá-lo para que mais pessoas também tenham acesso e possam entender um pouco mais sobre a criação de uma metodologia hibrida em Gerenciamento de Projetos .

Ficamos por aqui e até a próxima!

Milca Delmônico

 

Fale conosco pelo Whatsapp